terça-feira, 8 de junho de 2021

Vacina

 Olá


Vamos falar um pouquinho sobre a importância da vacinação? No momento atual em que vivemos é normal as pessoas se questionarem sobre a eficácia das vacinas. Mas o que não podemos deixar de fazer é nos proteger!

Você já leu sobre a Revolta da Vacina ocorrida em 1904 no Rio de Janeiro? Não, pois leia e depois busque mais informações sobre a importância da vacinação.

Busque sempre informações seguras!

Aqui tem toda a história, Atlas histórico do Brasil vale a pena ler!

No site da Fiocruz também tem um ótimo texto.

Por que a vacinação é importante?

 Esta é a melhor maneira de se proteger de uma enorme variedade de doenças e suas complicações. É uma forma de proteção tanto para você como de seus familiares e pessoas de contato. Com a vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares todos os anos até a metade do século passado.

Vacinas são seguras e eficazes! Proteja-se e aqueles que ama!

Fonte Pfizer

Pfizer - RNA mensageiro

Técnica mais moderna da atualidade. Usa-se a engenharia genética para fazer a replicação de sequências de RNA para fabricar o imunizante, ou seja, não há utilização de vírus e sim da molécula de RNA, que leva uma mensagem para as células avisando o que fazer para se defender.

Fonte Pfizer

AstraZeneca - Adenovírus não replicante

A fabricação desta, possui um vírus vivo, porém não é o coronavírus e sim um adenovírus presente em chimpanzés, é um vírus vivo que não pode se replicar, ou seja, inofensivo, seu objetivo é avisar ao organismo que há um "invasor" o que o fará se defender com máxima potência, por isso as reações adversas.

Fonte Anvisa

CoronaVac - Vírus inativado

Aqui, temos um vírus morto (inativado) do covid-19, utilizado para gerar uma resposta imunológica, as partes do vírus presente na vacina são aquelas que permitem reconhecimento do vírus pelo sistema imune e não pela sua parte responsável em  causar a doença. Sendo a forma mais comum de produzir vacinas.

Fonte Anvisa – Secretaria de estado de saúde de Minas Gerais

Não vamos deixar que a história se repita! Hoje possuímos um ótimo meio de comunicação/informação: a internet! Se tiver dúvidas procure um profissional da saúde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cartas de Setembro